Como surgiu o primeiro cartão de crédito?


Engana-se quem acha que o cartão de crédito surgiu apenas nas últimas décadas. O meio de pagamento mais utilizado no mundo surgiu há exatos 100 anos atrás, no ano de 1920.
Porém só se consolidou mesmo no ano de 1950, quando o primeiro cartão de crédito oficial surgiu, ainda confeccionado em papel-cartão, o The Diners Club.
Quer saber mais sobre como surgiu o primeiro cartão de crédito e sua história? Acompanhe nesse artigo!

Os primeiros cartões de crédito da História

Para começar você precisa entender que os primeiros cartões de crédito não eram como vemos hoje, eletrônicos e com funcionamento através de um chip.
Os primeiros cartões de crédito eram feitos de papel e o cliente deixava sua assinatura como garantia de que pagaria o débito.
A tática funcionava porque, na época, os homens honravam demais seu nome e imagem, sendo motivo de vergonha ficar devendo algo.
Isso proporcionou que, em meados de 1920, nos Estados Unidos, os hotéis, postos de gasolina, bares e demais comércios oferecessem uma forma de crédito para seus clientes mais importantes.
A partir da década de 1950, os cartões de créditos foram se tornando opções alternativas aos velhos talões de cheque, que costumava ser a forma de pagamento mais comum (junto ao dinheiro vivo) na época.


O primeiro cartão de crédito oficial

Apenas na década de 1950 que o primeiro cartão de crédito oficial foi “inaugurado”.
A ideia partiu de um empresário famoso na época, Frank MacNamara, que decidiu jantar em um restaurante de Nova York junto com outros executivos financeiros.
Na hora de pagar a conta, Frank percebeu que tinha esquecido seu talão de cheques e o dinheiro vivo. No momento lhe veio a brilhante ideia de deixar seu cartão de visita com sua assinatura e o valor devido com o restaurante para pagar em uma próxima oportunidade. 
Essa tática parece muito com o que vemos em pequenas mercearias no Brasil com o pagamento fiado, onde os consumidores mais assíduos fazem suas compras e assinam seus nomes para pagar o que devem no mês seguinte.
Essa ideia simples, na época, se popularizou e Frank criou o “The Diners’ Club”, um cartão que possuía o nome do beneficiário na frente do cartão e era distribuído para uma rede VIP de 200 clientes, todos amigos de confiança de Frank.
Em 1952, o Diners Club já contava com milhares de portadores do cartão.

A vinda dos cartões de crédito para o Brasil

Os cartões de crédito chegaram aqui consideravelmente rápido. Já em 1954 (4 anos após a criação do cartão), o empresário tcheco Hanus Taeber, que na época era franqueado da Diners Club nos EUA, trouxe os cartões da bandeira ao Brasil.
Porém, o cartão de crédito só foi lançado em 1956 como uma opção de cartão pré-pago, sem a opção de crédito.
Somente em 1958, com a união entre algumas instituições financeiras no Brasil, foi lançado o primeiro cartão de crédito, o cartão ELO.
O cartão era uma parceria com a BankAmericard e só atendia apenas aos turistas portadores do cartão que estavam de visita no país.
Apenas 10 anos depois foi lançado o Credicard, voltado para o mercado interno. O cartão foi um verdadeiro sucesso, e, em 1984, a empresa comprou os direitos da Diners Club no Brasil.
Em 1994, a Credicard lança o primeiro cartão de crédito internacional, já na opção feita em plástico, tanto para o mercado nacional como internacional, sendo mais prático e seguro.
Hoje, nós temos mais de 70 bandeiras de cartão de crédito criadas em solo brasileiro. As bandeiras mais conhecidas e aceitas hoje são a bandeira Visa, Mastercard, Hipercard e American Express.




Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade