3 sinais de que você precisa de ajuda com seu cartão de credito


Quando usamos o cartão de crédito de maneira errada e extrapolamos, a tendência é o cartão de crédito se tornar um vilão e nós nos afundarmos em dívidas.
Mas o problema não está no cartão de crédito, mas na forma que o usamos. O cartão de crédito é uma forma excelente de dar uma ajuda na compra de um bem que não temos como comprar à vista.
Porém, há momentos que vamos precisar de ajuda com o cartão de crédito para voltar aos eixos e não chegar em um ponto impossível de contornar.
Por isso, separamos aqui 3 sinais de alerta que é hora de começar a se preocupar e mudar a forma como você usa seu cartão de crédito.
Acompanhe!

 

Sua fatura é composta em maior parte por parcelas

É motivo de preocupação quando a maior parte da sua parcela é composta por compras de meses anteriores.
Sabemos que o maior benefício do cartão de crédito é poder parcelas os produtos em várias vezes e as parcelas caberem no nosso orçamento mensal.
Porém, quando você ocupa a maior parte da sua fatura para pagar compras que você fez há meses, é sinal de alerta. Pois, ao conciliar essas parcelas com outras parcelas que você vai agregando ao decorrer do ano em seu cartão, você pode ficar preso em uma avalanche e acabar se endividando.
Tente não ocupar mais que 50% da sua fatura do cartão de crédito com parcelas anteriores.

Você já atrasou suas faturas mais de uma vez

Outro sinal de alerta com seu cartão de crédito é o fato de você ter atrasado as faturas mais de uma vez. Se isso está acontecendo com você é sinal que não está dando conta das parcelas que está adquirindo e está com problemas com administração financeira.
É hora de parar e analisar se o que você está gastando com o cartão de crédito não está ultrapassando o valor limite mensal destinado para compras.
Além disso, os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos, atualmente no Mercado. Não é somente uma questão de economia, mas se você estiver tendo problemas financeiros para pagar suas faturas, ter ainda que arcar com juros pode ser muito complicado.
Se é só distração, procure colocar alarmes e avisos para lembra-lo de pagar suas faturas, mas, se for por questão financeira, é hora de começar a ter uma melhor gestão do seu dinheiro e cortar gastos.

Você usa o dinheiro da poupança ou precisa de empréstimo para pagar as faturas

Se você precisa tirar dinheiro através de outros recursos a não ser do seu salário e rendimentos mensais, é sinal que os gastos com o cartão estão sendo a mais do que você pode pagar.
Você nunca deve precisar usar seu dinheiro da poupança ou se endividar ainda mais (através de um empréstimo) para pagar suas dívidas. Guardar dinheiro é muito importante para o seu futuro, além de ser um suporte para momentos de emergência e necessidade.
Como já falamos anteriormente, o ideal que os gastos com o cartão não ultrapassem 50% do seu salário, acima disso já é sinal amarelo.
Outro sinal de alerta é quando você ainda está com dívidas com seu cartão de crédito, mas adquire outro cartão porque o limite do anterior está estourado. Ou então parcela suas faturas do cartão de crédito em várias vezes na tentativa de pagar o que deve.
É importante ter um controle financeiro e anotar suas parcelas e o que você gasta, para ter certeza de não comprar mais do que pode pagar e ter a chance de ficar endividado.
A melhor sensação que podemos ter é a paz de não dever nada a ninguém, mas, para isso, é preciso que tomemos os devidos cuidados e fiquemos de olho em nossas finanças.



Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade